MENOPAUSA
A menopausa é o tempo na vida de uma mulher quando irá, naturalmente, deixar de ter o período. Algumas mulheres passam pela menopausa com poucos sintomas e desconforto. Mas outras sofrem de aumentos na temperatura do corpo, conhecidos como "afrontamentos" ou "ondas de calor", suores frios, suores noturnos e, em alguns casos, transpiração excessiva.
O que são afrontamentos?
Cerca de 70% das mulheres sofrem de afrontamentos durante a menopausa. O afrontamento em si pode durar 30 segundos a 30 minutos. Isto deve-se à alteração dos níveis de estrogénio, que têm impacto direto na capacidade do corpo de regular a temperatura.
A menopausa ocorre entre os 45 e os 55 anos, e os sintomas podem variar de intensidade (leve a extrema) e de duração (de meses a vários anos). Para algumas mulheres, a transpiração derivada da menopausa pode ter um impacto significativo na vida quotidiana.
Mas há coisas que se pode fazer para diminuir a transpiração e aumentar o conforto durante a menopausa
- Tomar banhos regularmente.
- Usar um antitranspirante diariamente.
- Usar roupas largas e optar por fibras naturais que ajudam a pele a respirar, como roupa interior de algodão.
- Evitar o álcool, cafeína, alimentos picantes e nicotina. Estes alimentos podem desencadear uma onda de calor.
- Manter a forma. O exercício físico tem demonstrado reduzir o impacto dos afrontamentos.
- Manter um peso saudável. O excesso de peso é suscetível de causar afrontamentos mais fortes.
- Manter a hidratação. Andar sempre com uma garrafa de água.
- Para minimizar os suores noturnos, manter o quarto fresco irá ajudar. Que tal abrir uma janela? E escolher roupa de cama de um tecido mais leve?
- Se achas que estás a transpirar excessivamente, considera o uso de um produto mais forte, como Rexona Maximum Protection.
Se achas que estás a transpirar excessivamente, considera o uso de um produto mais forte, como Rexona Maximum Protection.
Se a transpiração durante a menopausa te preocupa, fala com o teu médico sobre os teus sintomas e discute medicamentos e terapias alternativas que te possam ajudar nesta fase.
Descobre mais sobre suores noturnos